3

Celebra-se hoje (12/08) o dia Internacional da Juventude sob o lema "Compromisso da Juventude para a Acção Global". Esta data foi instituída por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em reposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em 1998.

No âmbito da resposta a resolução, a União Africana adoptou em 2006 a Carta Africana da juventude que realça os direitos, deveres e liberdades da juventude.  A Carta define um quadro para que os responsáveis pela definição de políticas integrem as questão da juventude em todas as políticas e programas de desenvolvimento. Garantido a participação eficaz dos jovens nos debates e nos processos de tomada de decisões sobre o desenvolvimento de África.

 

Com vista a garantir maior envolvimento da juventude no desenvolvimento do país, em 2013 foi lançado a Política Nacional da Juventude. Um instrumento normativo basilar no tratamento dos assuntos que afligem a juventude moçambicana.

No entanto, actualmente os jovens, constituindo a maior parte da população moçambicana, têm enfrentado grandes desafios como o acesso ao emprego, habitação condigna, saúde e educação de qualidade, o que faz parte dos seus direitos.

A CNDH, instituição com mandato de promover e proteger os direitos humanos no país, entende que esta data deve servir de reflexão e criação de novas políticas que permitam o engajamento e contributo dos jovens no desenvolvimento do país.

A CNDH felicita a toda a juventude, não só pela passagem desta efeméride, mas também pelo que a juventude tem vindo a fazer pelo país. Temos acompanhado com satisfação diferentes movimentos de jovens, que arduamente, têm lutado no combate ao coronavirus, e nas campanhas de solidariedade aos mais necessitados e aos deslocados de Cabo Delgado. Mostrando deste modo a verdadeira solidariedade do povo moçambicano.

Parabeniza também ao governo pelo esforço que tem empreendido através de criação de mecanismos e instituições que promovem e garantem o respeito pelos direitos da juventude e que contribuem para o desenvolvimento dessa faixa etária.
No entanto, apelamos ao governo a criar mais oportunidades e condições para que os jovens usufruam dos seus direitos.

Em contrapartida , todos os jovens são chamados a serem proactivos, inovadores e principalmente mais participativos nas políticas do país.
Esperamos que num futuro próximo tenhamos uma juventude proactiva e defensora dos direitos humanos. 


Posicionamento

Brevemente

OPINIÕES
POSICIONAMENTOS

Vídeo da Semana

Comissão Nacional dos Direitos Humanos Exorta a Comunidade Moçambicana a Vigiar e Denúnciar Casos de Tráfico de Pessoas

Ver mais vídeos

Parceiros