IMG 3602

Decorre de 07 a 10 de Outubro do corrente ano, na província de Nampula nos distritos de Nampula/cidade de Nampula e Mussoril, uma campanha de divulgação dos direitos da criança

Esta campanha tem como objectivo, apurar o estágio dos direitos das crianças, que devem ser garantidos pelas entidades do governo desta província a luz dos instrumentos internacionais (acordos e tratados) sobre a protecção dos direitos da criança , bem como divulgar  nas Escolas Primária completa e Secundária os direitos e deveres da criança, acesso a saúde escolar e direitos sexuais e reprodutivos.

 

Por outro lado pretende-se com esta campanha previnir e dissuadir todas iniciativas que concorrem para a pratica de casamentos e uniões prematuras nesta parcela do país, e que estas entidade alargem seus esforços para questão da educação incluiva, que aborda a situação dos direitos da criança com dificiência.

Estas ectividade envolvem o Gabinete de Atendimento a Familía, a Direcção Província do Genero e Acção Social e a Direcção Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano, que reconhecem e estão preocuapado com a situação da criança, principalmente a rapariga.

O Gabinete do atendimento a familía, informou que até este periodo do ano já recebeu denúncia de cerca de 30 casos de casamento prematuros e encaminhou a Procuradoria Provincial para os devidos efeitos.

De referir que Moçambique é o decimo país no mundo e segundo a nível de África com prevalência de casamentos prematuros, sendo que Nampula é a província mais critica, com o cerca de  165 mil vitimas (crianças de 15 aos 18 anos de idade).

Por seu turno, a Direcção Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano, atravez do Departamento Genero, garante estar a fazer todos esforço para manter a rapariga na escola e tem trabalhado com organizão não governamentais para divulgação dos direitos sexuais e saúde reprodutiva nas escola.

Contudo todas instituições apelam a mais esforços para se atingir mais escolas no interior aos distritos e aos encarregados de educação.


Posicionamento

Brevemente

OPINIÕES
POSICIONAMENTOS

Vídeo da Semana

Comissão Nacional dos Direitos Humanos Exorta a Comunidade Moçambicana a Vigiar e Denúnciar Casos de Tráfico de Pessoas

Ver mais vídeos

Parceiros